quinta-feira, 3 de maio de 2012

Se a Valve não quis lançar seu jogo no Steam, você deve se perguntar por quê

Muita gente já deve ter ouvido falar do Humble Indie Bundle, que é uma espécie de campanha onde alguns desenvolvedores independentes vendem seus jogos online num pacote amigável com vários jogos a um preço mais que razoável: o consumidor escolhe quanto quer pagar por eles.

De acordo com a produtora Introversion, essa campanha os ajudou a vender mais jogos em uma semana do que em seus 10 anos de mercado: "Foi o nosso maior número de vendas de todas que já tentamos fazer antes, financialmente e em termos de número de jogadores", diz o diretor criativo Chris Delay. "O dobro de pessoas jogam nossos jogos graças ao Humble Bundle."

Mas mesmo quando formas alternativas de vendas podem ser lucrativas, Chris admite que lançar o Prison Architect, seu mais novo jogo de construção de cadeias, no Steam da Valve, seria o foco principal: "Eu acho que o Steam é obviamente o líder desse mercado. Eu definitivamente acredito nisso. E eu me sentiria muito frustrado se eu tivesse um jogo e a Valve não aceitasse. Chegar ao Steam é nosso objetivo número um, então devemos ter certeza que o jogo é bom o suficiente.

 
O diretor-gerente da introversion, Mark Morris, pensa da mesma forma com relação aos seus futuros títulos: "Realmente é um bom teste decisivo, se a Valve não quis lançar o seu jogo, você realmente deve se perguntar por quê."

"Se déssemos pro Steam um monte de porcaria eu não acho que eles colocariam no Steam apenas pelos velhos tempos," continuou Chris. O outro extremo é o Xbox Live Arcade, que possui requisitos extremamente rígidos para lançar jogos. Eles não vão lançar nada até que esteja totalmente completo, 100% livre de bugs, que seja compatível com o menu deles e sua interface. Eles tornaram muito difícil para se fazer jogos ali e fazer dinheiro, porque leva muito tempo para atingir todos os requisitos deles."

O diretor de criatividade elogiou a política aberta da Valve: "A Valve está tipo no meio, o que funciona muito bem. Eles lançam jogos com bugs, não muito confiáveis e passíveis de falhas, mas eles não consideram isso um problema tão grande porque é um jogo de PC: Podemos esperar mais um ano até que esteja totalmente polido, ou podemos lançá-lo. Eles aceitariam isso, mas eles também querem hospedar jogos independentes que realmente sejam bem feitos, pois ficarão ao lado de grandes produções, como o Skyrim. E às vezes os jogos independentes atrairão muita atenção. Eles não acham que o Skyrim tenha mais valor do que o VVVVVV, por exemplo."

E realmente o Steam é lar de um monte, realmente uma porrada, de jogos independentes. E quase todo dia o Steam lança um novo. vale lembrar aqui também de Garshasp, jogo feito por um estúdio no Irã utilizando-se ferramentas simples e aplicativos grátis. Esse projeto foi mais marcado pela sua ousadia do que pela sua qualidade, pelo fato de um estúdio simples do Irã fazer um jogo de aventura em terceira pessoa. Um dia depois de seu lançamento, Garshasp aparece também no Steam, aumentando sua popularidade.

Infelizmente aqui no Brasil alguns "estúdios" preferem se impor obstáculos e falar mal da Valve, ao invés de se espelhar nesses desenvolvedores que realmente trabalham para alcançar um objetivo. Acredite, já ouvi pessoalmente um indivíduo que se diz dezenvolvedor dizer que nunca sequer ouviu falar desses projetos, nem do famoso Project Zomboid, cujo desenvolvimento está tendo auxílio da Valve.

Portanto, caso ouça alguém dizer que desenvolver jogos no Brasil é complicado ou que a Valve não ajuda, lembre-se que existem estúdios se dando bem em lugares bem mais peculiares que o Brasil, e exija uma desculpa mais plausível para justificar o fracasso. 

0 comentários:

Postar um comentário